Do projeto ao plano: a corrente urbanística paulista


*Exemplares disponíveis com o próprio autor (preço de custo).

Apresentação
A publicação do livro Do Projeto ao Plano: a corrente urbanística paulista de Rodrigo Alberto Toledo oferece uma importante contribuição ao recuperar a história do processo de consolidação do pensamento urbanístico paulista e o seu papel na adoção do  planejamento urbano e das políticas públicas urbanas  que deram suporte ao desenvolvimento dos municípios paulistas. 
Amparado numa extensa e cuidadosa pesquisa sobre o Centro de Pesquisa e Estudos Urbanísticos (CEPEU) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da USP e o papel de seu primeiro diretor Anhaia Mello, responsável pela disseminação do processo de elaboração dos planos diretores, a partir de 1955, Rodrigo analisa como as propostas urbanísticas de Anhaia Mello foram incorporadas às realidades municipais do interior do estado de São Paulo difundindo o que foi denominado pelo autor “corrente urbanística paulista".
As referências ao planejamento e a gestão do território como elementos importantes para a elaboração dos planos diretores conduziram a pesquisa. A seleção dos municípios analisados (Campos de Jordão, Socorro, Santa Rita do Passa Quatro, São José dos Campos, Ubatuba, Ilha bela, São Sebastião, Amparo, Taubaté, Atibaia, Bauru São José do Rio Preto e Presidente Prudente) levou em consideração o fato de terem planos diretores elaborados sob a supervisão ou assessoramento do CEPEU entre 1955 e 1973, permitindo assim avaliar a importância destes planos para o planejamento dos municípios. A escolha levou em conta também a exigência da elaboração de planos diretores pela Constituição Federal de 1988 e do Estatuto da Cidade de 2001.
 O autor realizou um excelente esforço de recuperação histórica do planejamento do interior paulista permitindo um entendimento mais adequado do complexo processo de desenvolvimento e crescimento urbano dessa região.
                             
Maria Teresa Miceli Kerbauy
Doutora em Ciência Política PUC/SP
Pesquisadora Produtividade CNPq
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Confissões não se conseguem com bombons!

A Relação entre Poder Político e Poder Econômico*

ABSTRACT´S DE ARTIGOS A SEREM PUBLICADOS PELO PESQUISADOR RODRIGO A. TOLEDO